domingo, 31 de maio de 2009

Escolhidas as sedes da Copa do Mundo... e?

Já não era mais surpresa de ninguém quando a TV Globo, a Bandeirantes e a TV Diário apresentaram agora há pouco a relação das cidades que vão abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A lista tinha vazado e foi divulgada por um repórter do jornal O Globo. Basta lembrar que as Organizações Globo, que têm uma forte ligação com a Confederação Brasileira de Futebol, divulgou a lista em todos os seus veículos. Ou seja, alguém pode muito bem ter provocado o "vazamento".

São escolhidas Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. Ficaram de fora Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco. Quem estava incumbido de escolher as sedes era uma comissão da FIFA, mas, naturalmente, essa comissão levou em consideração relatórios prévios da CBF. Relatórios estes que levaram em consideração acordos políticos, como é o caso de Natal.

As afiliadas da Vênus Platinada faziam esforços homéricos para incentivar os cidadãos a torcer pelas suas capitais. Mas qual é a graça? É o mesmo que torcer por um time assistindo um VT. Se investiu muito em ações, mobilizações, mas o povo não entrou muito nessa. Fato comprovado no "giro pelo Brasil" exibido pela Rede Globo. Poucos gatos pingados pulando simploriamente ao som de bandas quaisquer.

Eu, particularmente, fui contra a Copa do Mundo aqui no Brasil e continuo sendo. Porque uma Copa exige muita organização. E o Brasil, por essência, é desorganizado. Além do mais, temos muitos problemas internos para resolver, e, com a Copa, o que vai acontecer é uma maquiagem. Assim como houve na visita da comissão julgadora da sede das Olimpíadas ao Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário