sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quem escolheu essa notícia !?

Desculpe minha falta de compromisso, mas é que ainda estava de ressaca do carnaval.
E a propósito, meu carnaval foi ótimo. Não cuidei de arquibancadas e já fiquei sabendo que elas foram super bem instaladas nesse ano.

Estou, ultimamente, lendo um livro da faculdade que se chama "Técnicas de Codificação em Jornalismo" de Mário L. Erbolato. Nele o autor debate sobre vários assuntos, desde como fazer um jornal diário e como torná-lo atraente, até sobre a impossível definição do que pode ser notícia.
E é exatamente sobre "o que pode ser notícia" que irei tratar hoje.

Ontem, assistindo TV e curando minha ressaca, estava acompanhando - como faço de costume, todos os dias - o Jornal da Globo. A última manchete do dia foi sobre um padre de Curitiba, chamado Gabriel Figura, que teve seu canário belga roubado de dentro da igreja.
Nunca vi matéria tão ridícula, sinceramente. Não pelo roubo, mas pela linha jocosa que foi feita a matéria. Era melhor que não tivesse feito.

Fiquei me perguntando: "Quem é o editor que escolheu essa bos... de matéria !?"
Tanto para se falar nesse mundo...¬¬

E o pior, não contente em só mostrar essa matéria, a apresentadora Christiane Pelajo ainda enfatizou que o Padre "Figura" (esse é o sobrenome dele mesmo !!!) já teria aparecido no noticiário noturno, por conta de outra polêmica: queria entrar na igreja com uma mulinha de estimação. Engole essa...

Daí me veio toda a leitura do livro em minha mente.
Dado momento em que autor diz: "O que deseja saber um leitor/telespectador !?"
E diz mais: "A primeira tarefa do jornalista é saber o que deve publicar. Cabe-lhe fazer a seleção entre milhares de notícias que chegam à Redação..."

Essa notícia seria mesmo de utilidade pública !?
Analise você. Veja o vídeo no link e leia a matéria...se quiser...:

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1020135-16021,00-PADRE+DE+CURITIBA+PROCURA+POR+CANARIO+BELGA+ROUBADO+DE+DENTRO+DA+IGREJA.html
Segue Nino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário