quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Momento de reflexão

Você que está lendo o Em Gerall deve ter chegado aqui graças ao link que está no subnick do meu MSN, ou no perfil do Wilame. Ou, por algum azar seu, você estava procurando onde baixar a nova temporada do Lost e veio parar aqui.

Mas, disso eu e Wilame temos certeza, você não veio parar aqui graças a um link de outro blog.

Isso porque eu sou bastante chato em relação à promoção de coisas que participo. Não sou daqueles de ficar andando em blogs alheios e comentando, para o outro retribuir a visita. Nos tempos longínquos de mIRC, eu nunca era OP de nenhum canal, porque, para ser OP (moderador da sala de bate-papo, pros leigos), sempre era preciso "dar o gás", ou seja, encher o saco dos seus amigos para que eles entrem no canal e ele fique lotado, ainda que ninguém converse. Depois começou a era dos fotologs, aproximadamente por volta de 2004, e que ainda se perpetua pelos flogões, vibeflogs e festanets da vida. Era algo parecido: você fazia um flog com fotinhas bacanas nos shoppings ou festas, botava uma legenda chinfrim como Eu e meus broders na [insira o local]... flws, para, logo em seguida, lotar de comentários monossilábicos e um smiley.

Tá, eu rodei, rodei e não falei o que eu queria falar. Mas vou direto ao ponto: eu acho ridículo blogs cujos donos ainda não passaram da fase de "dar gás". Tais blogs são geralmente escritos por publicitários, que desejam ser famosos a todo custo agendando o assunto da internetaiada. (Por sinal, esse lance de analisar o papel dos blogs de acordo com a hipótese do Agenda Setting é um possível tema para a minha monografia.) A obsessão é tão grande por ser conhecido e ser o formador de opinião que a ética é sempre deixada de lado. E o que aprendemos nas cadeiras de introdução e de Teorias da Comunicação vai pro limbo.

Eu não vou ser hipócrita, eu leio muito desses blogs, mas, exatamente por ser leitor, tenho todo o direito de me revoltar com essa briga de egos.

Enfim, uma análise crítica do veículo pelo qual nos dirigimos a você. Bom seria se todos os outros meios fizessem essa autoanálise.

Para encerrar, ele não me pediu, mas, Yuri Leonardo, seus blogs estão linkados aqui. Não precisa retribuir.

Ok, voltemos à programação normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário