quinta-feira, 2 de abril de 2009

Who do you know?

O Twitter existe já há algum tempo (em março de 2006, segundo a enciclopédia dos pobres) mas só agora que os maiores blogueiros do Brasil o estão explorando. É um site bastante interessante, que mistura o princípio dos sites de relacionamento com blogs e SMS. Você cria uma conta e está apto a receber mensagens curtinhas, de até 150 caracteres, de qualquer um que você aceitar seguir (o "adicionar" do Orkut").

Grandes jornais e emissoras, como a CNN e a Folha, já estão no serviço. Dizem alguns, isso ainda não tem comprovação científica mas um dia terá, que a mídia jornalística percebeu o potencial do Twitter naquela ocasião que um avião teve um pouso forçado no rio Hudson, em Nova Iorque. Um usuário do site foi o primeiro a mandar as imagens e filmagens do fato, registradas pelo celular, dando assim, de acordo com o jargão jornalístico, o "furo".

Uma amiga, vizinha e colega de curso minha (isso tudo junto), que é sempre antenada nessas coisas (ela foi a primeira do nosso grupinho a usar mIRC em 1999), me convenceu a entrar no Twitter. Criei minha conta e a primeira impressão que tive é que era um site extremamente robert, para pessoas com o ego lá no teto. Pensei seriamente em sair, mas aí fiquei, né, é de graça mesmo, e poderia posar para os coleguinhas de curso high-tech que eu estava me adequando às novas tecnologias.

Então, em meados de março, os grandes blogs brasileiros, como o amado por alguns e odiado por muitos Kibe Loco estava fazendo parte do serviço, e até criando "conteúdo exclusivo" para ele (ainda não me acostumei com a ideia de duas frasezinhas bestas virarem "conteúdo", mas ok...). Outros blogs entraram na brincadeira, desde o Blog do Capelli, sobre automobilismo, até o Teletube, responsável pelos sucessos de besteiras da internet.

Os artistas e celebridades brasileiros também perceberam que o Twitter era uma excelente ferramenta de autopromoção. Nos Estados Unidos, é possível saber o que Shaquile O'Neal, Courtney Love e Britney Spears (ok, não é ela, são os assessores dela) estão pensando ou fazendo. Eu estou seguindo Marcelo Tas e Christian Pior no meu Twitter, e é porque ainda não procurei direito, mas tem muito mais gente que eles.

Será que o Twitter vai se infestar de brasileiros, assim como o Orkut? E será que isso vai ser bom para a funcionalidade do serviço? E quando pessoas classificadas por muita gente prepotente como "vindas da inclusão digital" começarem a querer usar o Twitter, e, de repente, você ver na home do seu Twitter coisas como

MEU NOME E GILTON VIEIRA
SOU UM CARA BANSTATE MISTERIOSO EM RELAÇAO A FILOSOFIA MEDIEVAL E ANDINA
TENHO CARATER DINAMICO COMO
O VENTO EA NATUREZA MAIS CONHECIDA COMO UTOPIA
TENHO INTUIÇOES ENERGICAS QUANTO A CAPACIDADE PSICOLOGICA.
E EU ESTOU SEMPRE ME ADAPTANDO AS NECESSIDAES
ATIVA DA VIDA....
TENHO ALGUMA RELAÇAO COM
OS ELEMENTOS DA TERRA POR ISSO NAO VOU DISPERDIÇA-LA A OPURTUNIDADE DE USA-LAS NA PRATICA.........................................................................................................MY CORPÓRATION BLACK


?
Aí ia ser engraçãdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário